As chuvas têm prejudicado os trabalhos de terraplenagem para o asfaltamento da estrada de São Martinho de Serra (ERS-516) nos últimos dois meses, o que tem preocupado moradores quanto ao ritmo da obra. Mas a Construtora Continental e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) mantêm os planos de concluir os primeiros 8,5 quilômetros da rodovia até o final deste ano – ou seja, metade da obra deve ficar pronta até dezembro, pois são 17 km entre Santa Maria e São Martinho da Serra. Segundo o Daer, os 6 primeiros quilômetros estão em obras.
A estimativa inicial era de que os primeiros trechos seriam asfaltados agora em junho, mas devido a melhorias que estão feitas na usina de asfalto, a nova promessa é de que a estrada vai receber as primeiras camadas de asfalto a partir de agosto. Segundo nota do Daer, “ao se iniciar a aplicação do CBUQ (massa asfáltica), este trabalho não deverá mais ser interrompido e estima-se finalizar ainda neste ano cerca de 8,5km de rodovia com capa asfáltica aplicada e uma previsão de término da obra para maio de 2023.
Neste último mês, totalizou-se investido cerca de R$ 7 milhões, restando um saldo de R$ 13 milhões para a sequência das atividades.” De acordo com a construtora Continental, quando chove, não é possível trabalhar nas obras de terraplenagem e é preciso esperar a estrada secar um pouco,justamente para não estragar o trabalho que já foi feito. Para compensar esses dias de chuva, que vêm atrapalhando o andamento da obra nos últimos dois meses, a construtora diz que, quando faz sol, tem trabalhado até mesmo aos domingos e feriados. Inclusive, informou que havia serviços sendo feitos na quinta-feira, feriado do Corpus Christi. Agora, as máquinas só devem voltar à pista na segunda-feira
Deni Zolin, [email protected]
Leia as últimas notícias